Serra da Barriga vira roteiro obrigatório para o turismo cultural em Alagoas



 

Quem apostou suas fichas de quê um dia União dos Palmares seria o principal endereço para o Turismo Cultural, acertou em cheio. O blog publica vídeo onde essa realidade ainda não atinge lojistas, artesãos, bares e restaurantes do centro da cidade. Mas que ela é fato, isso é.

Toda quarta-feira Mãe Neide recebe um ônibus topado de turistas oriundos de outros estados que desembarcam no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. 

Ela mesma faz as honras da casa e com isso a Babalorixá vira atração. Quando dá fome nos visitantes, todos correm para o restaurante Baobá, tá no pacote. E assim, logo logo estará Mãe Neide a nossa patrimônio Imaterial abrindo uma filial em Maceió chamada "Baóba praia".

Especialistas em comidas Quilombolas indicam os bons pratos com muitas ervas, cheiro da Mãe Neide que repete o gesto para os turistas que vem a União dos Palmares a cada semana.

O receptivo para União dos Palmares sempre ocorre as quartas-feiras, dia em que a feira livre está à plenos pulmões e visitas ao museu de Jorge de Lima e Maria Mariá são praticamente impossíveis de se realizar.

Sendo assim, a queixa recai quanto a falta de acesso, o que é melhor tirar direto para o platô do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, sem escalas para o centro de União dos Palmares, e logo agora com rodovia de asfalto zerada, construída pelo governador Renan Filho.

Pode ter sido a grande descoberta através de quem vende União dos Palmares como referência quilombola. Hora de repensar itinerários?. 



Comentários