Encontro de Lajenses une gerações; festa será no sábado,12


Jacineide Maia: prefeitura deve inserir no roteiro turístico a festa entre os Lajenses




Festa dos Lajenses: um evento a cada no município



Centro administrativo



Claudionor Brito com Senize Mendes, Maria do Carmo e Conceição no décimo oitavo evento(foto de arquivo)


O objetivo é relembrar a juventude e ter a cada ano, um dia animado para ouvir boa música. O movimento teve início em 2000, deveria ser a vigésima edição da festa, mas eles faltaram um ano, quebrando o ciclo do encontro entre lajenses com hora e data marcada no começo de 2019, na escola professora Maria de Luordes Rocha, mãe do coronel Sarmento, que contribuiu na educação de mais de 80% dos lajenses.

Nessa edição, Fábio Chavaria e Gilberto e Banda serão os responsáveis pela animação com o compromisso de não deixar ninguém parado.

Fundado em 2000 com o objetivo de resgatar e manter a cultura lajense, logo batizaram a festa de 'Lajenses Ausentes', por se tratar de um momento extremamente intimista e sempre com a participação de amigos conhecidos, essa é a exigência. Eles compram uma camiseta com preço salgado para ter acesso ao local do evento. Outras despesas como bebidas e petiscos correm por fora. Há quem leve aquele isopor gigante contendo o seu drink preferido.

Mesmo assim, não é que com o passar dos anos o baile se popularizou! Pena que ele roda de local ano após ano, ainda não ganhou um endereço fixo, mas conquistou frequentadores de todas as idades, classes sociais, raças e sobretudo alegres.

Na 19ª edição que acontecerá no sábado,12 de janeiro, os organizadores inseriram religião na jogada e uma missa dominical que será celebrada na matriz de São José, padroeiro do município se transformará no rito inicial.

Com previsão para a missa acabar entre 10 ou no máximo 10 e meia da manhã, caso a homília não seja esticada pelo padre Josenildo celebrante da hora, os convidados, que não serão poucos, deslocam-se para a escola vizinho ao campo de futebol Bertulinão para dá início a maior festa desse nível na região da Mata alagoana.

- Temos que colocar esse evento no roteiro cultural e turístico de São José da Laje e, para isso o governo municipal já recebeu toda minha logística e quero crê que nada mais falta a não ser fazer valer", disse Jacineide Maia, secretaria de Cultura, Eventos e do Turismo da cidade.



Comentários