A população de União dos Palmares ainda está em choque com a tragédia que matou 20 pessoas no acidente ocorrido na Serra da Barriga uma semana após o 20 de novembro de 2024. Não há culpados identificados devida a Polícia Criminalística não ter ainda realizado a perícia no ônibus que segue embrenhado mata abaixo, num rebentão de cerca de 200 metros de altura.
A grande questão, de acordo com especialistas está voltada a um questionamento pertinente querendo saber até quando ônibus velhos e sem condições de segurança continuarão transportando nossos filhos na rede municipal de ensino de União dos Palmares.
Relatos de estudantes e pais são alarmantes. Veículos com mais de 15 anos de uso, apresentando falhas mecânicas constantes vem escapando da falta de fiscalização adequada e, assim, tornam cada viagem um risco iminente. O que falta para o Ministério Público agir. Será que é preciso esperar uma nova tragédia para que as autoridades saiam de seus gabinetes e realizem uma fiscalização surpresa nos próprios ônibus.
A responsabilidade não pode ser jogada apenas no acaso ou na falta de culpados. O Ministério Público de Alagoas (MPAL) tem o dever de garantir que esses veículos passem por vistorias rigorosas e inesperadas, indo diretamente nas garagens e percorrendo as rotas, para verificar as reais condições dos transportes escolares e públicos de União dos Palmares deixadas pelo ex-prefeito Kil de Freitas, poupado na tragédia na sua gestão, onde o ônibus fretado pela secretária de Cultura, Betinha, despencasse e abreviasse a vida de 20 pessoas.
Duro é saber que o vereador, Manoel Messias, Adventista do Sétimo Dia, raiz, tenha perdido 4 parentes de uma só vez, neste trágico acidente e tenha adotado o silêncio nesse episódio. Com relação ao transporte escolar de União dos Palmares, funciona a velha máxima de que, a segurança dos estudantes deve ser prioridade absoluta.
Sem perícia(IC), Delegado Regional da Polícia Civil de União dos Palmares, Guilherme Iusten, manda dizer que processo pode atrasar de 1-2 anos para ser desvendado o culpado
Comentários