O vereador Fábio Gaia(MDB) de Murici, teve indicação aprovada pelos demais pares, onde solicita ao prefeito, Remi Filho(MDB) transporte específico para os pacientes que fazem hemodiálise em Maceió. Fabio Gaia disse que a hemodiálise "é um tratamento para pacientes com insuficiência renal crônica, que tem como objetivo remover o excesso de água e sais no sangue, cujo procedimento é realizado através de uma máquina de diálise, que funciona como um rim artificial", defendeu o político da tribuna do plenário, Olavo Calheiros.
A indicação do vereador, lembra que mesmo com o expresso saúde, disponibilizado pela prefeitura de Murici, "o paciente que faz hemodiálise não pode viajar com outras pessoas portadoras de outras comorbidades, pois ela corre o risco de ser acometida durante a viagem de ida e vinda para Maceió, a exemplo de gripe", revelou Fábio Gaia.
"O paciente em hemodiálise pode levar uma vida normal é bem verdade. Ela pode trabalhar, mas não pode correr o risco de ser contaminada com pessoas portadoras de outras patologias, pois quem faz hemodiálise sua primeira reação vem com o impacto emocional, o medo que pode acontecer com ele", disse.
A indicação do vereador Fábio Gaia foi a de número 04/2025, que pede o empenho no assunto da secretária municipal de saúde, Tereza Lúcia Gomes Quintino Maranhão, para que ela preste ao prefeito Remi Filho, todas as informações necessárias, pois agindo dessa maneira, vai fortalecer ainda mais a liberação de um veículo específico somente para as pessoas que fazem hemodiálise em Maceió", disse o vereador Fábio Gaia.
A indicação já foi agilizada pelo presidente da casa, vereador, Anderson Morais, direto para o gabinete do prefeito de Murici, Remi Filho.
Colaborou - Erick Luisi
Fábio Gaia, defendendo pacientes de Murici que necessitam fazer hemodiálise na capital(foto Jal Colácio - cortesia)
Comentários