O vereador Almir Belo(MDB), prestou homenagem póstuma esta semana, ao ex-médico sanitarista, José Geraldo Vergeti de Siqueira, e primo do ex-prefeito de União dos Palmares, José Afrânio Vergeti de Siqueira, já falecido. Formado pela Universidade Federal de Alagoas, em 1972, Dr Geraldo foi médico sanitarista e quando vivo, dedicou parte de sua vida no combate ao esquistossomose, mais conhecido como "barriga dágua ou doença do caramujos, doença parasitária transmitida por caramujos infectados, cuja incidência em União dos Palmares era muito grande em função da cidade ser cortada pelo rio Mundaú.
Em 1979, o então ministro da saúde, Paulo de Almeida Machado esteve em União dos Palmares, à convite de Dr Geraldo Vergeti, que já era diretor da Sucam, órgão responsável pelo combate ao caramujo em Alagoas.
"Me lembro como se fosse, hoje; Dr Geraldo Vergeti ao lado do ministro Paulo Machado, caminhando pela antiga estação ferroviária, pela linha do trem, onde existia um canal de esgoto a céu aberto e, essas aguas servidas era um grande hospedeiro do esquistossoma. Dr Geraldo, foi um eterno vigilante da saúde pública, se revelando num grande médico e orgulho para União dos Palmares. Daí, a minha homenagem póstuma a esse grande médico e homem", disse o vereador Almir Belo, que contou com a aprovação unânime de seus pares para esse tributo.
Natural da fazenda Sueca, Zona Rural de União dos Palmares, Almir Belo, disse que quando o homenageado em vida tinha o hábito de conversar com os vizinhos de suas terras, principalmente com o meu saudoso pai, Zé Belo, um velho taxista, que faleceu aos 50 anos de vida. Disse o vereador, Almir Belo, que reside atualmente naquela região e, próximo a casa onde morou o dr Geraldo Vergeti. "Uma homenagem justa e honrosa a esse homem que presidiu a Academia Alagoana de Letras bem como a Associação dos Médicos Alagoanos.
Vereador Almir Belo, homenagem ao médico sanitarista Geraldo Vergeti(in memoriam) - fotomontagem O senadinho - cortesia
Comentários