A Verde Alagoas, responsável pelo abastecimento de água de União dos Palmares, desde que comprou o Saae do ex-prefeito, Kil de Freitas, vem sendo alvo de processos judiciais devido à má prestação de vários serviços que se colocou a fazer no município. O Juizado Especial de Defesa do Consumidor de União dos Palmares, notificou a Verde Alagoas, mais de 40 vezes.
O bairro Zumbi dos Palmares, localizado no sopé da Serra da Laje, recentemente foi penalizado pela cessionária de água de maneira indevida. Numa falha gritante da empresa que aplicou uma multa no valor de R$ 800,00 por "supressão ou furto de medidor", o que ficou comprovado que a concessionária fez a instalação de maneira inadequada. De acordo com o consumidor, a empresa fez uma ligação sem instalar o medidor de água, resultando posteriormente na cobrança indevida. "Um absurdo!", disse.
A prática adotada pela empresa fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a qualidade e a transparência na prestação de serviços essenciais. O artigo 22 do Código determina que ?os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, segura e de forma contínua?.
Moradores de União dos Palmares relatam que os problemas com a concessionária vão além. São falhas constantes no abastecimento, nas cobranças indevidas e atendimento ineficaz. "Não é a primeira vez que a Verde Alagoas penaliza os consumidores por erros primários. Estamos sendo obrigados a recorrer à Justiça para garantir nossos direitos", afirma um usuário sob a forma de anonimato.
A situação levanta questionamentos sobre a fiscalização do serviço de abastecimento de água no município de União dos Palmares e a necessidade de ações mais rígidas por parte dos órgãos reguladores. Enquanto isso, consumidores seguem buscando amparo legal para evitar que novas cobranças indevidas sejam feitas.
Até o momento, a Água Verde Alagoas não se manifestou sobre as acusações. A população segue aguardando respostas e aguarda a participação da Câmara Municipal de União dos Palmares, para que medidas concretas sejam tomadas objetivando solucionar os problemas enfrentados no dia-a-dia.
Comentários