O blog teve acesso a documentos que revelam doações de terrenos feitas pelo ex-prefeito de União dos Palmares, Kil de Freitas, levantando suspeitas sobre a legalidade dessas concessões. A situação chama ainda mais atenção entre comerciantes que possuem imóvel próprio e que podem se sentir prejudicados pela falta de transparência na distribuição desses bens públicos.
As irregularidades se tornaram ainda mais evidentes durante o período eleitoral, quando ex-prefeito, Kil de Freitas, realizou doações questionáveis de terrenos a 3x4. O caso mais alarmante envolve uma empresa ligada ao secretário Edmir Tourinho de Moraes, sediada em Maceió. Curiosamente, essa empresa nunca prestou serviços à cidade de União dos Palmares, mas seu dono tem fortes ligações políticas no município, além de um pacote de processos por fraude envolvendo a empresa contemplada que corre no Tribunal de Justiça de Alagoas, prestes a julgamento.
O que aumentou as suspeitas foi o fato de que, em 2025, essa mesma empresa se mudou de Maceió para União dos Palmares, agora sob nova administração. No entanto, a tentativa de mascarar a transação foi mal executada, pois o número de contato da empresa e sua chave Pix estão diretamente vinculados ao chefe de gabinete do secretário Edmir Tourinho de Moraes.
Tais práticas configuram crime administrativo, além de improbidade por parte do prefeito Kil de Freitas, do secretário Edmir Moraes - que permanece na função da atual gestão e de seu chefe de gabinete, Tadeu. O caso reforça a necessidade de investigação do Ministério Público Estadual com possíveis responsabilizações legais.
Sobre o assunto, a participação efetiva do Poder Legislativo de 2024, foi referendar com louvor o "entendimento" entre o ex-prefeito Kil de Freitas, seu secretário-geral, Edmir Tourinho de Moraes e agora, mas um membro da família Moraes direto de Rio Largo, o Tadeu Paulino cuja função é a de chefe de gabinete do tio, Edmir. O espaço está assegurado para os citados nesta reportagem.
No festival de terrenos doados pelo ex-prefeito Kil de Freitas, um chão supostamente maior que dois campos do Maracanâ cedido ao sobrinho de Edmir responsável pela legalização
Edmir Moraes - negócios em família
Ex-prefeito Kil de Freitas - envolvido em facilitar chão para secretário de seu governo
Comentários