A festa do Milho de União dos Palmares foi considerada muito importante devido a sua influência, social, econômica e cultural. Este evento foi criado no primeiro mandato do saudoso prefeito, Afrânio Vergeti em 1977. De lá para cá, vários gestores locais deram sequência a este evento cultural no mês de junho de maior repercussão em Alagoas, outros nem tanto, até deixaram de realizar. Afrânio Vergeti foi o primeiro prefeito a trazer atrações em nível nacional e, em meio a carreira, Luiz Gonzaga o rei do baião.
As festas juninas no Brasil são multiculturais e, apesar disso, a celebração que conhecemos tem sua origem pautadas nas festas dos santos populares de Portugal, como: Festa de são João, festa de São Pedro. O prefeito Kil de Freitas, que atualmente defende o seu quarto mandato não realizou uma festa do milho sequer na sua atual gestão. Mas um evento cultural que ele acabou literalmente.
Um dos gestores que alavancou a festa do milho de União dos palmares, foi José Iran Menezes da Silva. Ele levou o forró para mais de 20 regiões da Zona Rural de União dos Palmares a exemplo do sítio Cavaco; Lavagem; Santa Fé; Caipe 1 Caipe 2; Jacinto; Barro Vermelho; Sitio Galho do meio; Muquém; Sueca; Serra da Barriga; Timbó; Pindoba; Varzéa Grande; Caborge; Paus Brancos; Queimadas. Areias; Serra Preta e Gordo. Recentemente, entre essas regiões, somente a Serra Preta teve o forró que era dos amigos virou do sítio.
Esta semana, o ex-prefeito Iran Menezes divulgou fotografias inéditas desse evento grandioso onde ele preservou de maneira fantástica. Naquela época, Iran Menezes se revelou excelente gestor e nessa reportagem que o blog publica algumas fotografias exclusivas onde à lembrança de uma época cultural está sempre presente e, nunca deixou de existir.
A Femil merece seu resgate com a criação do museu da Festa do Milho de União dos Palmares, como o maior feito cultural do Nordeste durante sua existência. Parabéns, Dr Iran Menezes por sua tão importante contribuição a este evento que elevou União dos Palmares por décadas.
Comentários