Num só dia esta semana, Bombeiros foram chamados 3 vezes para capturar abelhas










Na semana em que União dos Palmares ganha a casa do mel, com o Apiário Zumbi, com Registro Federal cedido pelo Ministério da Agricultura, o Corpo de Bombeiros Militar de União dos Palmares registrou 3 chamados para a captura de abelhas, vespas e marimbondos.

O primeiro deles ocorreu na  manhã desta quinta-feira (2) de agosto. A princípio o chamado foi para  vistoria e captura dos insetos na comunidade de Várzea Grande, em União dos Palmares. Já  no início da noite foram  2 outros chamados em diferentes regiões da cidade. Para atender as ocorrências,  o Corpo de Bombeiros deslocou uma guarnição específica para cuidar somente de chamados dessa natureza.

Os militares orientam  que  é  importante que a população chame  sempre os Bombeiros para evitar ataques. Todo Bombeiro recebe treinamentos de salvamentos terrestres, incluindo a capacitação na captura de insetos; alguns treinamentos são específicos com técnicas especificas para a captura" explica um dos Bombeiros envolvidos na ação de captura.

Para a captura  das abelhas, os Bombeiros  utilizam técnicas que previnem  o extermínio dos insetos, conforme  determina a lei ambiental, e que garantem a segurança dos moradores. "A gente utiliza o roupão de apicultor, um fumegador - que atrai  as abelhas para perto da colmeia - e uma caixa. É  nesta caixa que a abelha rainha é colocada, pois as operárias e os zangões  acompanham o movimento dela" detalha. 

Os chamados foram para capturas de enxames em uma caixa d'água no conjunto habtacional Conceição Lyra, em Várzea Grande; e também  em frente  a um posto de Saúde novamente em Várzea Grande,  por último o chamado foi  no pátio da faculdade UNEAL localizada a margem da Br-104.

Ainda segundo os Bombeiros, é  necessário ter paciência  durante as  capturas. Depois de  capturadas,  as abelhas são soltas em seu habitat natural, bem longe da área urbana - para não voltarem - ou aos cuidados de algum apicultor, que cultiva o mel, sem riscos as pessoas" completa.

 

Fonte: Branquinha e Região

Comentários 1

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. . escreveu em 05/08/2018 10:14:47:

    Apois esses bombeiros trabalham por cara né ?? Porquê na semana passada eu chamei esses bombeiros pra vim em minha casa pegar um enxame de abelhas e Até hoje eu espero eles chegarem. Nunca vieram !

Poste o seu comentário