Santa Casa de Maceió despeja Instituto de cardiologia que é referência nacional no SUS


Cardiologista Dr Vanderley Netto



O cardiologista e ex-vice-governador de Alagoas, José Wanderley Neto, divulgou nesta quarta-feira (13), um vídeo em que lamenta que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió esteja despejando o Instituto de Doenças do Coração de suas dependências, após quase quatro décadas de serviços prestados aos alagoanos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão é atribuída ao provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Mello.

No vídeo, Wanderley Neto destaca que o Instituto de Doenças do Coração da Santa Casa realizou 40 transplantes cardiológicos, operou mais de 20 mil alagoanos e formou mais de 80 cardiologistas que prestam serviço à população pobre de Alagoas.

A reportagem apurou que o desmonte do Instituto de Doenças do Coração pela entidade filantrópica avançou paulatinamente, com a orientação da Santa Casa para diminuir cirurgias do SUS. Há cerca de três anos, o centro cirúrgico foi fechado, e o instituto foi resistindo, mesmo com a determinação para que houvesse apenas uma cirurgia semanal. E, agora, há cerca de dois meses, o Instituto foi “convidado” a desocupar as salas onde funcionava, pela Santa Casa.

Enquanto os alagoanos desafiam a sobrevivência à espera pela sua vez na fila de espera SUS por uma cirurgia cardiológica, um dos cirurgiões mais respeitados do Brasil foi despejado por uma entidade filantrópica conveniada ao SUS.

“Infelizmente, a Santa Casa vai dar outra destinação para isso aqui, e nós estamos arrumando aqui as coisas. Estamos sendo despejados. É um sentimento de perda, né? Porque a Santa casa tem 160 anos e estou aqui, se contar com a época de faculdade e tudo, há mais de 45 anos. Mas a Santa Casa permanece. Os dirigentes passam e essas coisas, depois, serão reparadas”, disse o cardiologista que chefiou a equipe médica do instituto durante anos.

Reportagem de Davi Soares do Diário do Poder

Comentários 1

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Marcus Vinicius escreveu em 15/06/2018 07:27:12:

    Ivan.....http://www.santacasademaceio.com.br/2018/06/nota-de-esclarecimento-14062018/
    Esperamos que essa noticia seja verdadeira.

Poste o seu comentário