Secretários municipais de saúde da região da Mata se reúnem em São José da Laje


Geane, de vermelho, secretária municipal de saúde da prefeitura de União dos Palmares, esteve presente ao encontro







Encontro ocorreu em São José da Laje



Nove dos onze gestores que integram a 3ª Região de Saúde participaram em São José da Laje da reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque,  secretário municipal de Jundiá, destacou a importância do encontro para a deliberação de assuntos relevantes.

Temas como a regulação do estado e indicadores, serão destaques no Congresso Nacional de Secretários de Saúde que vai acontecer em julho, dentre outras pautas. Na ocasião a titular da pasta de São José da Laje, Ângela Vanessa, apresentou aos gestores alguns equipamentos de Saúde e serviços que beneficiam cidades da Região. 

A secretária ressaltou que o município tem um laboratório de análises de água vinculado ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen) que está disponível para os 11 municípios da região. Durante a visita, ela distribuiu para os gestores produtos confeccionados pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

De acordo com Rodrigo, o município tem 24 mil habitantes e a secretaria de saúde dispõe de dez equipes do Programa Saúde da Família (PSF), duas unidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Casa Maternal que atende as mães do município e Região. 

A vice-presidente da 3ª Região e secretária de Santana do Mundaú, Paula Cavalcante, afirmou que o encontro foi rico e com ênfase no fortalecimento da saúde pública para a Região. A discussão trouxe esclarecimentos e informes sobre as dificuldades de acesso aos serviços de Alta e Média Complexidade nas cidades de Maceió e Arapiraca; revisão dos casos de microcefalia/Zika Congênita; monitoramento das ações de combate ao Aedes Aegypti; situação do glaucoma e da distribuição de fraldas geriátricas, tiras e lancetas; Mostra Brasil Aqui Tem SUS; dentre outros.

Por SECOM

São José da Laje/AL

Comentários 0

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Poste o seu comentário