Inaugurado Campus da Uneal em União dos Palmares






Texto de Severino Carvalho

 

O governador Renan Filho e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, inauguraram, na manhã desta terça-feira (3), o Campus V da instituição de ensino superior, localizado em União dos Palmares, no Vale do Mundaú alagoano.

 

Márcio Ferreira

 

Com cerca de 5 mil metros quadrados, o novo prédio teve um investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões em sua construção e conta com uma estrutura ampla e moderna. Renan Filho afirmou que o equipamento é uma obra fundamental para estruturar a educação de nível superior em Alagoas e melhorar, ainda mais, os ensinos fundamental e médio com a formação de professores e pedagogos.

 

"Estamos entregando hoje esse prédio que, sem dúvidas, é o melhor da Uneal em Alagoas. Nós teremos a tarefa de fazer prédios como esse em outras regiões do Estado, especialmente em Arapiraca, que precisa de uma nova sede e de melhorias da atual", disse o governador.

 

Márcio Ferreira

 

Em União, a nova sede tem 16 salas de aula, espaços de gestão, biblioteca, laboratório de informática, elevador, núcleo de pesquisa, auditório com capacidade para 300 pessoas e um espaço museológico, que leva o nome da artesã palmarina Irinéia Rosa Nunes da Silva, 71 anos, moradora da comunidade quilombola do Muquém.

 

Ao lado do esposo Antônio Nunes, 77, e da filha Mônica, 32, todos artesãos, ela foi homenageada durante a cerimônia de inauguração do Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, dentro do Campus V da Uneal.  "É coisa que eu nunca esperava, por isso me sinto muito orgulhosa. Eu não imaginava, mas tudo tem o seu tempo e a sua hora", refletiu dona Irinéia.

"A exemplo do Jairo e de Renata Calheiros, minha esposa, eu sou um entusiasta da nossa arte popular. Dona Irinéia é uma das nossas principais referências, afinal de contas, as cabeças de dona Irinéia (peças artesanais) estão espalhadas pelo mundo, e tão bem representam a arte do Muquém, de União e do Quilombo dos Palmares", declarou Renan Filho.

 

Comentários 4

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Alagoas Pra Frente escreveu em 07/04/2018 18:10:33:

    Esse Governador Renan Filho vem surpreendendo o povo Alagoano com tamanha intuição politica e administrativa. cabe uma reflexão: será que Ex. Governador Mano tem vergonha da sua pífia performasse quando de sua passagem pelo governo? Foi preciso o Renan Filho assumir para inaugurar faculdade em União e garantir um novo hospital. Políticos que não faz acontecer, não merece o voto do povo . pense nisso.

  2. MARCUS SILVA escreveu em 06/04/2018 07:52:23:

    PARABENS PREFEITO KIL, EX GOV TEO, GOV RENAN FILHO E TODOS PALMARINOS.

  3. António neto escreveu em 03/04/2018 21:55:34:

    Muito gratificante poder retornar a minha terra e encontrar grandes amigos, muito orgulhoso em compartilhar da inauguração desse Centro de saber e inteligência que certamente irá contribuir para o grande avanço pedagogico que tanto essa região carece. Fica meus parabéns aos irmãos palmarino e nosso reconhecimento ao dinamismo desse grande líder que hora nasce em Alagoas Gov. Renan Filho.

  4. Porrodia escreveu em 03/04/2018 18:23:05:

    Ivan e liguido e certo mais Kd a eleição suplementar que se avisinha kkkkkkkkkkkk

Poste o seu comentário