Paróquia corta fogos de artifícios e festa de Santa Maria Madalena perde um pouco do seu brilho, comentam fiéis






Fiéis de Santa Maria Madalena questionaram na rádio Farol em FM, a decisão da paróquia da padroeira dos católicos de União dos Palmares de cortar os fogos de artifícios que eram soltos as seis horas da manhã e ao meio-dia. Se trata de uma tradição e não tem sentido a quebra desse ritual, pois fica um vazio na cabeça daqueles fiéis que acompanham esse tipo de celebração em homenagem a santa da cidade, tem mais de 50 anos.

"Um absurdo, os fogos da padroeira serem cortados do nada. Se a crise financeira foi a grande motivadora que a comunidade se reúna nesse sentido mas, simplesmente cortar do nada, sem um aviso prévio, ai só Deus na causa com esses padres ai?", desabafou Joana de Oliveira com a reportagem

A festa de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares é dotada de três celebrações que não podem do nada, acabar, deixar de existir. Primeiro o ritual dos fogos pela manhã e ao meio-dia. Isso foi feito há mais de 70 anos, entrou para a tradição da festa, que seja mantido pelos organizadores atual, agora inexistir, ai já é demais.

Outra tradição que está com os dias contados, segundo uma fonte do blog ligada a Cúria Metropolitana é a paróquia não aceitar mais doadores para a charola que sempre de maneira elegante fez parte da procissão. "Agora, todo mundo pode doar um dinheiro que no final das contas junta tudo e constrói a charola. Vai ter orçamento agora para tudo isso.

E, por fim, o veto de atrações musicais de renome abrilhantando o evento religioso. Há uma forte tendência da paróquiia dizer não a grupos musicais, cantores famosos ou todo e qualquer tipo de show do chamado mundo, a orientação já para 2019, será de colocar atrações musicais da linha gospel, que entoe louvores e nada mais.

Procurado, a igreja católica não quis tocar no assunto.

Comentários 3

O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Mamoel escreveu em 28/01/2018 21:33:13:

    festa é festa. as pessoas que criticam deveriam ter vergonha na cara. o importante é celebrar a festa de santa Maria Madalena, agradecendo a Deus por tudo que Ele realiza em nossa vida. E rogando a Santa Maria Madalena que continue intercedendo por nós.

  2. Julião escreveu em 27/01/2018 21:03:56:

    Estamos dia após dia vendo a segregação de nossos costumes e tradições populares, precisamos nós verdadeiros palmarinos reagirmos pois povo sem cultura é povo sem história, e o que iremos dizer aos nossos filhos e netos, qual legado deixaremos, o de aceitarmos passivamente o fim da nossa história e cultura imposto pôr pessoas que não são palmarinos e que estão aqui apenas de passagem, ou que levantamos, lutamos pela nossa história, e os que não eram verdadeiros palmarinos partiram levando consigo mesmo um aprendizado de um povo honrando que resistiu a tentativa de segregação de suas tradições populares, a festa de Santa Maria Madalena é nossa assim como a história de Zumbi dos Palmares, Jorge de Lima, Povina Cavalcante, Valdemar Peixoto, Zé Pedrosa e de tantos outros, e lembre-se cada um de nós de um canadense que é tão palmarino como poucos nosso saudoso Padre Donald, imagem de onde ele estiver o quanto deve estar triste em não termos mais os fogos da alvorada, com o mastro sem a sua iluminação lá demostrando o descaso com o que é nosso pois continuo afirmando está festa é nossa feita por cada palmarino não podemos deixar isso morrer.

  3. Maria escreveu em 27/01/2018 18:24:38:

    Ivan a IGREJA E O MASTRO estão as escuras, isso é uma VERGONHA, todos os anos a igreja e o Mastro era toda iluminada e agora está abandonada nas noites da festa. A culpa é desses padres que só querem saber do dinheiro, também o dízimo eu não dou mais e nem compro mais mesa. Padre que quer mudar a tradição sem consultar a comunidade, pega o beco. Tem que ter doador de charola sim, sempre existiu isso, e o povo que comanda a festa não os padres, quer botar gospel, façam uma festa só pra vocês, só compro mesa por causa dos show e pra ajudar, mas se estão com palhaçada não compro mais e espero que os demais boicotem essa festa em 2019.

Poste o seu comentário