Author

Quem faz o blog? Ivan Nunes jornalista desde 2000.
Fale com o Blog A Palavra: (82) 9 9177 2828

Turismo

Doação da Mão que aponta para a 'Lagoa Sagrada' na Serra da Barriga está esquecida


Lagoa Sagrada - mão que indica local onde Zumbi e Dandarra se banhavam







Edson Moreira: doação de imagem sacra e Mão Sagrada


O professor e estudioso do legado de Zumbi dos Palmares, Edson Moreira, doou a prefeitura municipal de União dos Palmares, uma mão talhada em granito, que indica aos turistas em visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o local onde fica a Lagoa Sagrada, um dos atrativos da Serra da Barriga, localizada no platô logo após um arruado de casas destinadas a moradores nativos.

Além de ter doado a mão legal, onde está escrito a palavra Lagoa, Moreira promoveu a doação de uma das mais belas imagens de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos já vista em Alagoas, montada no centro cultural Muquém, e que ainda falta a prefeitura de União dos Palmares, agendar uma data para a celebração de uma missa solene com um padre da igreja católica como forma de reconhecer a doação.

Essa santa era na época da escravidão, a única que inclinava seus ouvidos para os pretos; os negros; fugitivos de senzalas, disse o professor Edson Moreira ao blog pelo telefone. A mão legal, doada pelo historiador se encontra na porta de acesso ao gabinete de trabalho do secretário municipal de Infraestrutura da prefeitura, Eduardo Holanda, a espera de ser levada em um Munk para a Serra da Barriga.

Uma fonte do blog revelou que a base da Santa na comunidade quilombola do Muquém foi feita rápida, mas a base da Lagoa Sagrada em forma de mão não tem previsão para ser iniciada, e que acha dificil ocorrer antes do 20 de novembro de 2016.

Edson Moreira se revelou chateado com essa informação, pois a falta de iniciativa das autoridades locais vem lhe deixando preocupado, já que se trata de uma homenagem aos povos negros, índigenas e estudiosos da cultura de Zumbi dos Palmares. Caso não façam a base, mas eu acredito que até lá(20 de novembro) isso seja feito, não sei o que fazer, disse ele pelo telefone ao blog.

Marcos Jesus, historiador paulista que se encontra em União dos Palmares e estudioso na cultura quilombola e localizado pelo blog, lembrou que a principal homenagem ao povo de União dos Palmares foi feita pelo professor, Edson Moreira.

Tá vendo aquela imagem de Zumbi com um dos seus filhos? Zumbi foi casado com a Dandara ela era também mãe - ela e Zumbi teriam tido três filhos. Além de lutar, ela participava de atividades de capoeira, enfim...Foi uma doação do professor Edson Moreira a época do governo Rosiber Oliveira de Melo(já falecido).

E agora, o professor Edson sinaliza com duas doações, uma no Muquém e outra com a Lagoa Sagrada: então precisamos valorizar tudo isso, cobrou o professor que vai passar um mês em União dos Palmares, até as comemorações do 20 de novembro pesquisando sobre a relação dos nativos com a cultura quilombola.

Publicado em 19/10/2016
0 comentários
O comentário não representa a opinião do blog. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Entre na conversa!

Deixe seu comentário abaixo !

Confirme o código abaixo: